Englobar mais Métodos de Autoconhecimento na Psicologia Espirita

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

A Psicologia Espirita é um caminho de autoconhecimento, em que o principal método de autoconhecimento é a moral e ética cristã, como definida pelo Espiritismo.
Também é possível o tratamento psicológico, com terapia.
A Psicologia Espirita é muito comparada a Psicologia Transpessoal, isso porque essa última fala sobre vida eterna, além de outras coisas que se assemelham a crença espirita, porém negam tratar com outros métodos além da moral e ética cristã.
Muitos espiritas afirmam que seu método de autoconhecimento é melhor do que os outros, isso porque é cristão, e para o Espiritismo, o Cristianismo é superior as outras crenças, o que é um engano, pois é como humildemente ensina Dalai Lama, que a melhor religião é a que te faz melhor, não é o Budismo, nem o Budismo Esotérico ou Tibetano, que é da linha deste mestre.
Seria muito bom se a Psicologia Espirita, ou o Espiritismo, dentro deste caminho psicológico que oferece, poderia ter mais métodos de autoconhecimento, como os métodos usados na Psicologia Transpessoal, que é a meditação e outros tipos de técnicas.
Quanto mais métodos, mais formas de evoluir espiritualmente.
Além do que com exercícios espirituais, onde a pessoa pode fazer em casa, isso aumenta o tempo que ela se dedica a sua evolução espiritual.
Jesus fala muito para amarmos os outros, e a forma de aumentarmos esse amor, é justamente, o autoconhecimento e a transformação inteiro, que é o que os espiritas chamam de reforma íntima.
Evoluir é melhorar, é sair de uma situação pior e ir para outra melhor, e o nosso progresso espiritual é justamente isso, irmos para situações mais felizes.
O amor são as coisas boas que sentimos, coisas gostosas que nos fazem bem.
Amor é sentimento.
Para muitos pode parecer algo chato ou forçoso, mas na verdade é algo muito bom.
Estamos aqui no mundo material, assim como no espiritual para aprendermos a amar, a aumentar esses sentimentos gostosos que temos, e chegar em um nível deles ficarem muito bons, e os sentirmos o tempo todo, quando isso ocorre, outras religiões chamam isso de Santidade, Nirvana, Iluminação, Ascensão e etc.
Existe um trabalho para isso na Psicologia Transpessoal, assim como em diversas religiões, como o Budismo, a Umbanda, o Taoísmo, o Hinduísmo, o Catolicismo e etc.
A Iluminação é um marco a ser conseguido em uma só vida, mas uma frase de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, que é mal compreendida, faz as pessoas acreditarem que não é possível atingir isso em uma só vida.
Kardec diz é preciso milhares de anos para atingirmos essa meta, que chamamos de Iluminação, e o que podemos pensar é justamente uma coisa, uma religião que acha que não é possível atingir a Ascensão em uma só vida pode ser melhor do que a outra que o treina que consiga?
É necessário dar esse choque, pois no Budismo Tibetano, diversas pessoas são preparadas conseguirem isso em suas vidas, e dá muito certo, assim como também a Umbanda faz isso, o Catolicismo.
Tanto o Budismo Tibetano quanto o Catolicismo trabalham muito a fé, e a fé faz milagres.
O Budismo Tibetano além de fé, trabalha também a força da mente, e tudo isso os faz terem sucesso.
Será que não é possível fazer isso também no Espiritismo.
Um caminho que se coloca melhor do que os outros cria arrogância nos seus seguidores, e isso não é bom, é uma coisa do ego.
No processo de autoconhecimento o ego vai ficando desinteressante, então isso vai dando lugar ao amor, pois dois espaços não podem ocupar o mesmo lugar.
Arrogância são estados de orgulho ou de vaidade muito grandes, e isso não é bom e nem é saudável.
O Cristianismo não é superior as outras religiões, mas cabe a cada um tirar o melhor do que caminho espiritual que segue.
Religião é algo que normalmente sempre trabalha a fé, que é um elemento importantíssimo que faz o impossível, acontecer, é como ensina Madre Tersa de Calcutá, que é fé a maior força do mundo. E esse é um meio muito viável para atingirmos a iluminação, a ensinamos como fazer isso aqui no site, de forma gratuita como tem que ser, mas você só precisa ler as instruções de como fazer a pratica corretamente.
Quando nos achamos ou que algo nossa é melhor do que o dos outros, a pessoas se coloca, ou coloca o que faz como algo superior, e isso cria arrogância, que é desagradável para os outros também, e o que diminui nossa felicidade.
O caminho da humildade e da simplicidade é sempre melhor.
Muitas pessoas dizem que suas coisas são melhores, apenas porque são suas. Esse é um ensinamento que viralizou na internet. 
Nunca busquem ser melhor do que os outros, e nem pior, pois tudo isso são coisas do ego, no sentido de orgulho, vaidade e arrogância.
A simplicidade e a humildade nos ajudam a evoluir espiritualmente, por todo nosso caminho, enquanto que a arrogância, o orgulho e a vaidade, seguram nossa evolução.
Quando fazemos caridade para nosso próprio ego, o que acontece é que não evoluímos espiritualmente, para isso precisamos estar humildades e simples.
Quando somos humildes as pessoas gostam da gente.
A arrogância visa somente a nós mesmos, e de uma maneira que não é saudável.
Enquanto que a humildade abre portas para o amor, de irmos em encontro com os outros, por eles mesmos, e não por nós mesmos.
Busque ser humilde de difundir a humildade.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

Alguns Destaques: